Manifesto Comunista: manutenções e rupturas

14/04/2021 21:45

Minicurso que aborda notória obra de Marx e Engels está disponível no youtube.

Realizado no dia 13 de abril de 2021, o minicurso Manifesto Comunista: manutenções e rupturas aponta aspectos centrais da mais notório obra do marxismo, publicada em 1848 por Marx e Engels. Para se pensar o porquê de se falar em manutenções e rupturas da obra, o evento resgata o prefácio escrito pelos coautores em 1872, quase 25 anos após a publicação do Manifesto. Nesse prefácio, é apontado que alguns elementos originalmente escritos eram datados, não sendo mais necessário, em 1872, dar demasiada importância a algumas questões do programa proposto em fevereiro de 1848. Mas embora em sua forma o texto apresentasse já naquele momento elementos já superados, em sua essência O Manifesto era considerado adequado, acertado e atual na maioria de seus aspectos.

Minicurso

Sem se ater a apresentar a obra e debater exclusivamente sua estrutura, o minicurso foca seu debate nos aspectos que serão mantidos e superados por Marx e Engels em seus trabalhos seguintes. Sempre fiéis a seu contexto e fundamentos, manutenções e rupturas são debatias sob a ótica das duas grandes descobertas de Karl Marx, apontadas por Engels na obra Do socialismo utópico ao socialismo científico: “a concepção materialista da história e a revelação do segredo da produção capitalista através da mais-valia”, a primeira já presente no Manifesto e a segunda ausente.

O minicurso busca, portanto, não substituir a leitura do mais conhecido texto de Marx e Engels, mas elencar elementos que o contextualize historicamente, auxiliando aqueles que não tem contato com o marxismo a se aproximarem e debatendo com seus conhecedores de modo a enriquecer sua leitura.

Confira o minicurso na íntegra no link abaixo:

Minicurso Manifesto Comunista: manutenções e rupturas

Tags: EngelsManifesto ComunistaMarxMinicursoYoutube